ar condicionado em predios

Ar-condicionado em prédios: o que saber antes de instalar?

Para algumas regiões do Brasil, o ar-condicionado é um item quase que de necessidade básica para enfrentar os climas muito quentes, que além do desconforto normal por conta das altas temperaturas, podem ocasionar para algumas pessoas situações de saúde como dores de cabeças, queda de pressão e até mesmo desmaios.

Acontece que se você mora em um prédio e gostaria de instalar ar-condicionado no seu apartamento, precisa saber que existem algumas normas e regulamentações que devem ser seguidas para que sua instalação não resulte em problemas para você mesmo e seus vizinhos. Continue lendo para saber mais:

Normas de condomínio para a instalação de ar-condicionado

Cada condomínio possui suas regras específicas com relação aos mais diversos assuntos e possíveis situações, e geralmente, a instalação de ar-condicionado não fica de fora dessa normatização. A necessidade da imposição de regras para este assunto em específico se dá com o intuito de prezar pela integridade do prédio, evitando despadronizar fachadas e ocasionar gotejos nos apartamentos vizinhos, por exemplo. Além dos gotejos, para a instalação do ar-condicionado são realizados alguns serviços que podem causar ruídos incômodos aos vizinhos, e neste caso é importante verificar com o administrador do prédio se há restrição de dias da semana e horário para que haja barulho.

Existem as normas gerais, regulamentadas pela lei 13.589/2018 em seu artigo primeiro, mas para saber informações mais exatas é preciso entrar em contato com a administração de seu prédio ou condomínio para verificar, por exemplo, se já existe tubulação de ar-condicionado na estrutura do prédio. Caso já exista a estrutura embutida nas paredes, é importante solicitar também o projeto do prédio para identificar os pontos.

Quais são os modelos de ar-condicionado mais indicados para prédios?

Existem alguns modelos de ar-condicionado que podem ser seus aliados no momento de instalar o equipamento em seu apartamento. Isso porque esses modelos possuem sistemas de instalação mais propícia para este tipo de situação.

O modelo split, por exemplo, não tem a parte externa acoplada à interna, e, portanto, não demanda quebra da parede e despadronização da fachada. Neste caso é possível posicionar a parte externa do aparelho no terraço do prédio, por exemplo. A grande desvantagem do modelo split é o ruído, que pode incomodar os vizinhos ou até mesmo prejudicar o sono.

A opção mais interessante que se pode encontrar nos dias atuais é o ar-condicionado inverter, que é o que há de mais avançado em termos de tecnologia. Este tipo de aparelho apresenta baixo ruído, economia de energia, ótima durabilidade e sustentabilidade. Por apresentar tantas vantagens, o ar-condicionado inverter é a opção mais indicada por nossa empresa!

Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Agradecemos seu contato!
Em breve retornaremos.