Não importa a quantidade de calor que esteja fazendo, comprar um ar-condicionado nunca deve ser uma compra por impulso. É um compromisso caro e de longo prazo que tem grandes implicações na conta de luz e nos níveis de conforto – portanto, é importante fazer sua lição de casa antes de instalar um.
Embora seja tentador simplesmente optar pelo maior ar-condicionado possível, nem sempre ele será o melhor. Então, como você pode descobrir a capacidade de que precisa? A Ares Climatização vai orientar você para descobrir quantos BTUs seu espaço precisa.
Quais pontos você precisa considerar?
Antes de olhar modelos de aparelhos de ar-condicionado, vamos elencar alguns pontos que você precisa analisar.
Tamanho da sala
Qual é o comprimento, largura e altura do teto? Embora o espaço seja importante, o volume total também é – uma sala com tetos altos requer mais energia para resfriar.
Isolamento
Os tetos e paredes são isolados? O que há embaixo e em cima da sala? O isolamento do teto é um dos maiores fatores para tornar sua casa termicamente eficiente.
Localização
Onde você mora? É preciso verificar a temperatura média anual da sua cidade e considerar também essa informação na hora de escolher o equipamento correto.
Orientação
Para que lado fica a face da sala? Uma grande janela voltada para o norte pode permitir a entrada de muito calor no verão, enquanto uma janela com sombra voltada para o sul será mais fria.
Em ambientes comerciais, é importante considerar:
a) Quantidade de pessoas usam o local;
b) Se haverá muitos equipamentos de informática como computadores, CPUs, etc.;
c) Quantidade de janelas ou paredes de vidro com incidência direta de luz solar;
Espaços comuns como recepção, locais em que a porta constantemente é aberta e tenha um fluxo grande de pessoas devem ter atenção, pois esses fatores influenciam diretamente na capacidade de aquecimento ou refrigeração do local, consequentemente na escolha dos BTUs.
O que é BTU e qual a relação dele com o ar-condicionado?
BTU é uma medida do conteúdo de calor de combustíveis ou fontes de energia. Em relevância para o tamanho do ar-condicionado, é a capacidade de resfriamento de uma unidade para uma área particular. Obter os pés quadrados da sala é significativo, pois ajuda a estimar o valor real do BTU necessário.
Confira a tabela genérica com uma sugestão da capacidade do ar-condicionado para cada área.
Ambientes de 10 a 12 metros quadrados = Ar-condicionado 9000 BTUs
Ambientes de 13 a 20 metros quadrados = Ar-condicionado 12000 BTUs
Ambientes de 25 a 30 metros quadrados = Ar-condicionado 18000 BTUs
Ambientes de 35 a 40 metros quadrados = Ar-condicionado 24000 BTUs
Ambientes de 41 a 50 metros quadrados = Ar-condicionado 30000 BTUs
Empresa de ar condicionado em Curitiba
Mas não se esqueça que a área não é o único fator para ser considerado. Na Ares Climatização, ajudamos você a fazer o cálculo e escolher o melhor modelo de ar-condicionado para atender às suas necessidades.