Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que optar por instalar um ar-condicionado na sua casa ou empresa pode ser considerado sinônimo de se optar pelo conforto. Isso porque esse aparelho faz toda a diferença no dia a dia, regulando tanto as temperaturas quentes como também as muito frias.
Mesmo sabendo das vantagens de se ter um ar-condicionado, um fator que acaba atrapalhando muitas pessoas nessa decisão é o medo de aumentar muito os gastos de energia. E é verdade que o ar-condicionado aumenta o gasto, assim como também acontece com o uso de qualquer aparelho elétrico.
Você sabia que é possível calcular o consumo do ar-condicionado? Assim você consegue prever quanto irá gastar a mais por conta da utilização do aparelho, para dessa forma poder até mesmo economizar, limitando o tempo de uso do ar-condicionado, por exemplo. Continue lendo para saber como realizar este cálculo:
Fórmula para calcular o consumo do ar-condicionado em kw/h
Anota aí, a fórmula para calcular o consumo do ar-condicionado em quilowatts por hora é a seguinte: Potência do aparelho de ar-condicionado X o número de dias de consumo X a quantidade de horas em que o aparelho fica ligado por dia / 1.000
Ou seja, você multiplica a potência pelo número de dias e quantidade de horas, divide tudo isso por 1.000, e o resultado será o valor do consumo do seu aparelho por mês. Feito isso, resta descobrir quanto esse valor representa em dinheiro, e para isso é preciso descobrir o valor da tarifa de energia vigente na região em que você mora (é possível descobrir lendo a conta de luz).
Ao multiplicar o valor do consumo pelo valor da tarifa, você terá uma previsão aproximada do seu gasto, em dinheiro, com ar-condicionado por mês.
Dicas para economizar na conta de luz com o seu ar-condicionado
Caso você se assuste com o valor do gasto, ou simplesmente queira reduzir para economizar, saiba que é possível continuar utilizando o ar-condicionado e mesmo assim reduzir os gastos! Acompanhe algumas dicas para colocar isso em prática:
• Verifique se o modelo que você possui é econômico – Consultar o consumo (cálculo acima);
• Não deixe seu aparelho ligado com janelas e portas abertas;
• Se utilizar para dormir, programe seu ar-condicionado para desligar automaticamente;
• Não utilize na temperatura máxima ou mínima durante muito tempo, isso sobrecarrega o aparelho e consequentemente, aumenta o gasto de energia;
• Se possível, opte por modelos inverter e econômicos;
• Verifique se a capacidade do aparelho é a ideal para o seu ambiente;
Ficou com alguma dúvida?
Se restou alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas está preparada para esclarecer suas questões e te indicar as melhores e mais econômicas opções de ar-condicionado para o seu lar, ou até mesmo para sua empresa. Não perca tempo!